Rua Pastor Pedro Pereira de Araujo, 30

Parque Itapuã - Adamantina - SP

Fones: 3522-1570 / 3522-5004 / (18) 99774-1149

Email:escolacristadeensino@gmail.com

ENSINO FUNDAMENTAL

Anos Iniciais 1° ao 5° ano

Nosso material didático foi elaborado por autores com
larga experiência como professores. Não poderia ser de
outra forma, uma vez que pretende ser um indispensável
aliado do professor em seu trabalho de ensinar e um eficaz
organizador do estudo do aluno em sua tarefa de aprender.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
O material foi elaborado com as seguintes características:
• programação precisa e coesa, mas flexível às peculiaridades
regionais e locais;
• criação de processos e estratégias eficientes, que possibilitem
aprendizagens efetivas, sem ceder a facilidades e a
reduções enganosas;
• abrangência na extensão dos conteúdos, sem negligenciar
as principais finalidades do Ensino Fundamental, como o
ensino de procedimentos e atitudes e o desenvolvimento
de competências e habilidades;
• apresentação dos currículos em espiral, caracterizados
pelo constante retorno dos conteúdos em níveis progressivamente
mais complexos.
Nas apresentações dos programas, os autores explicam
a concepção geral, a estrutura e a progressão de cada curso,
bem como explicitam as escolhas didáticas e os enfoques pedagógicos.
Os quadros de programação discriminam os conteúdos
de cada componente curricular, agrupados por Blocos
de aulas, e relacionam os principais objetivos de cada Bloco.
MATERIAL MULTIDISCIPLINAR
Correspondente aos componentes curriculares:
n 1º- ano: Áreas do conhecimento: Alfabetização; Matemática;
Ciências Sociais e Ciências Naturais. As linguagens gráfica,
plástica, corporal e musical perpassam toda a grade
curricular. O Caderno do Aluno apresenta-se sem a divisão
por disciplinas.
n 2º- e 3º- ano: Língua Portuguesa, História e Geografia, Matemática
e Ciências.
• Caderno do Aluno: apresenta-se organizado em dois volumes,
um de Língua Portuguesa e História e Geografia e
outro de Matemática e Ciências. Os Cadernos apresentam
divisão por disciplinas.

n 4º- e 5º- ano: Língua Portuguesa, História, Geografia, Matemática
e Ciências.
• Caderno do Aluno: apresenta-se organizado em dois volumes,
um de Língua Portuguesa, História e Geografia e
outro de Matemática e Ciências. Os Cadernos apresentam
divisão por disciplinas.

 

Anos Finais 6° ao 9° ano

O material didático foi elaborado por autores com larga experiência
como professores. Não poderia ser de outra forma, uma vez
que pretende ser um indispensável aliado do professor em seu trabalho
de ensinar e um eficaz organizador do estudo do aluno em sua
tarefa de aprender.
1. Proposta pedagógica
O material foi elaborado com as seguintes características:
• material didático alinhado com a Base Nacional Comum Curricular
(BNCC). De acordo com esse documento, os Anos Finais
do Ensino Fundamental devem apresentar uma abordagem de:
"[...] aprofundamento da reflexão crítica sobre os conhecimentos
dos componentes da área, dada a maior capacidade de abstração
dos estudantes. Essa dimensão analítica é proposta não
como fim, mas como meio para a compreensão dos modos de se
expressar e de participar no mundo, constituindo práticas mais
sistematizadas de formulação de questionamentos, seleção, organização,
análise e apresentação de descobertas e conclusões."
(BRASIL, p. 64)¹;
• abordagem gradativa, alinhada entre os componentes curriculares
em todos os anos e, também, entre os segmentos para garantir
um projeto robusto de ensino e de aprendizagem;
• metodologia específica, com ênfase no aprender como um processo
contínuo, no qual as ferramentas tecnológicas dão suporte
para o aluno e para o professor;
• abordagem com foco na autonomia do aluno para que ele aprenda
a aprender e que leve essa postura em relação ao conhecimento
por toda a sua vida como um empreendimento pessoal e
acadêmico com vista ao protagonismo;
• programação precisa e coesa, mas flexível às peculiaridades regionais
e locais;
• criação de processos e estratégias eficientes, que possibilitem
aprendizagens efetivas, sem ceder a facilidades e a reduções enganosas;
• abrangência na extensão dos conteúdos, sem negligenciar as
principais finalidades do Ensino Fundamental, como o ensino de
procedimentos e atitudes e o desenvolvimento de competências
e habilidades;
• apresentação dos currículos em espiral, caracterizados pelo
constante retorno dos conteúdos em níveis progressivamente
mais complexos.
Este Caderno contém uma descrição de nossa proposta pedagógica.
Nas apresentações dos programas, os autores explicam a
concepção geral, a estrutura e a progressão de cada curso, bem
como explicitam as escolhas didáticas e os enfoques pedagógicos.
Os quadros de programação discriminam os conteúdos de cada componente
curricular, agrupados por Módulos, e relacionam os principais
conteúdos de cada Módulo.
2. Material multidisciplinar
Correspondente aos componentes curriculares Língua Portuguesa,
História, Geografia, Matemática e Ciências (Biologia, Física
e Química).
• Caderno do Aluno (quatro por ano): apresenta a teoria desenvolvida
em blocos de aulas (Módulos), contendo textos teóricos,
atividades de classe, tarefas de casa e atividades complementares
opcionais.
Cada bloco termina com a seção Em casa, que traz as tarefas
correspondentes às aulas, em dosagem que permite ao aluno
manter seus estudos sempre em dia.